Resumo dos livros da Bíblia - Malaquias (2)


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Data

A falta de menção de qualquer incidente histórico identificável torna a datação da profecia de Malaquias um tanto difícil. Agora, o uso de várias palavras persas no texto original e a referência a um templo reconstruído (1.10) tornam a data pós-exílica simultânea com Neemias ou muito próxima (logo após) a mais provável. Acredita-se que seu ministério ocorreu em algum momento entre 458 e 433 a.C.

O livro

Assim como Esdras e Neemias, o profeta Malaquias também falou contra o casamento com mulheres estrangeiras (Malaquias 2.11-15; cf. Neemias 13.23-27), combateu a negligência sobre o dízimo (Malaquias 3.8-10; Neemias 13.10-14), criticou severamente as práticas reprováveis de um sacerdócio corrompido (Malaquias 1.6 - 2.9; Neemias 13.7,8) e repreendeu o povo pelos pecados sociais praticados (Malaquias 3.5; Neemias 5.1-13).

Como vemos, Malaquias fala muito mais que “apenas” a respeito de dízimos (e sim, é no plural: a Lei previa, ao menos, 3 dízimos!). Sempre mostra que o povo pensava estar fazendo o certo (“em que temos feito isso ou aquilo?”) e usa essa estrutura para desenvolver os assuntos de seu livro.

Seguimos na segunda-feira, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

O limite da Teologia