O limite da Teologia


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.



Esta passagem pode render muitas meditações! Mas confesso que entendo que neste momento tenho o chamado para registrar a importância de entendermos o limite humano diante dos estudos Bíblicos e Teológicos. Podemos e devemos nos aprofundar, nunca descuidando da devocional e da oração, mas devemos mergulhar em águas mais profundas do entendimento e estudo Bíblico. Não vejo nenhum problema nisso, antes, recomendo inclusive com as mensagens que divulgo pelo Compartilhando Na Web através do Ministério Compartilhando. Nunca descuido da devocional, mas sempre que possível, entendo como meu chamado avançar um pouco mais nesse estudo.

Podemos conhecer o contexto histórico, o que cada palavra queria dizer na língua original, tentar ajustar para os nossos dias, porque uma coisa dita no passado pode ter uma interpretação diferente com os significados dos nossos dias, mas o compromisso do Senhor é com Sua Palavra, assim, temos que ter noção do que queria ser dito originalmente! E as Traduções da Bíblia levam isso em conta

Pensamos em exemplos: a palavra "carregador" é muito conhecida. Talvez, as pessoas hoje associem mais com algo usado para carregar as baterias de aparelhos que usamos, pois esse é o uso mais comum em nossos dias. Mas ela pode significar uma pessoa que carrega coisas. Como entender um contexto se pensamos no outro? Aquário, originalmente, servia para armazenar água e piscina, para ter os peixes. Já pensou nos depararmos com essas palavras em textos antigos e interpretarmos com base no que entendemos hoje? Vai estar completamente errado! Isso mostra que é importante saber o que o texto Bíblico queria dizer originalmente ou podemos ter uma interpretação totalmente diferente com base no que entendemos hoje. E insisto: as traduções da Bíblia precisam levar isso em conta.

Toda essa busca, esse compromisso, esse estudo, pode nos levar a achar que sabemos de tudo ou muito, nos acomodando em tal conhecimento. Podemos saber de muita coisa, ter conhecimento de muitas informações, mas nunca conseguiremos colocar Deus no "tubo de ensaio". A ideia da "Teologia", ainda que a palavra possa significar "estudo de Deus", não pode gerar em nós essa vontade.

Os caminhos do Senhor são inescrutáveis. Ninguém deu a Ele e depois recebeu. Os juízos do Senhor são insondáveis. Ele é soberano. E se revela a quem busca, mas ainda segue sendo soberano. Pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas! Buscamos, estudamos, conhecemos, mas ainda assim, não sabemos nada. Dependemos do Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo dos livros da Bíblia - Lucas (4)

Resumo dos livros da Bíblia - Marcos (4)

O agir do Senhor é perfeito