Resumo dos livros da Bíblia - 1 Coríntios (4)


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


A carta revela alguns problemas culturais gregos e judaicos típicos dos dias de Paulo, incluindo a grande imoralidade sexual da cidade de Corinto. Os gregos eram conhecidos por sua idolatria, filosofias divisórias, espírito de litígio e rejeição da ressurreição física. Corinto era uma das cidades comerciais mais importantes da época e controlava grande parte das navegações entre o Oriente e o Ocidente. Situava-se na parte da Grécia. A cidade era infame, notadamente conhecida por sua sensualidade e prostituição sagrada.

Isso motiva em parte a preocupação de Paulo com as mulheres. Ele até fala de a mulher orar, o que não era comum no judaísmo do primeiro século, pelo menos, não em público ou nas reuniões religiosas e de estudo. Mas o cristianismo já era diferente! A participação feminina tinha diferenças.

Mas era preciso tomar cuidado para não acontecer uma confusão entre o cristianismo e outras religiões que tinham até mesmo prostituição cultual! Por isso, a recomendação de cuidados para as mulheres. Alguns interpretam como machismo, e até defendem que a mulher tem que ter menos espaço, mas o cristianismo nascente não era assim mesmo em sua sociedade que tinha sim mais cuidados com relação ao que as mulheres podiam fazer! A preocupação era que não houvesse uma confusão por essa participação feminina, misturando com essas outras religiões que tinham essa questão de prostituição cultual.

Em reuniões dos judeus, mesmo os convertidos ao cristianismo seguiam os mesmos costumes judeus, quando em uma sinagoga ou no templo! Mas nas reuniões apenas cristãs, a participação feminina era diferente desde o começo, apenas era necessário tomar alguns cuidados por conta da cultura da época. Não vejo na Bíblia o machismo que alguns querem perpetuar! Há sim recomendações diferentes para homens e mulheres, mas muito mais como cada um tendo funções, aproveitando a analogia com o corpo e muitos membros. Não era mera questão de machismo!

Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

A fé vem pelo ouvir