Buscar a Paz e Vencer o Mal com o Bem
Romanos 12.17-21
17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens.
18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.
20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
"Bateu, levou", muitos dizem. Querem explicar que estavam quietos e só reagiram. Mas o "tornar" do texto fala exatamente disso. Não resolve a questão apenas "reagir". Aliás, a recomendação é exatamente tomar cuidado com isso, porque não reagir vai depender de nós! E no que depender de nós, devemos ter paz com todos. O outro pode não querer, mas não piore reagindo ou negando caso algo mude.
As pessoas acham que não dá para "ter sangue de barata", não pode ser bobo ou "montam" na gente, com muitas frases nessa direção "fazendo sentido" no entendimento de muitos cristãos até. As redes sociais estão cheias desses "ensinamentos" que parecem fazer sentido. Até citam que o apóstolo Pedro era "estourado" e que é melhor ser assim do que ser como Judas. Acontece que Pedro era "estourado" ANTES do Pentecostes! Quando ele foi cheio do Espírito, ele mudou! Quando prenderam Jesus, ele corta a orelha de uma das pessoas e em seguida nega a Jesus. Um comportamento que revela extremos psicológicos mesmo. Mas depois do Pentecostes, Pedro foi preso pessoalmente com os outros apóstolos e recebeu punição. Ele reagiu? Ele reclamou? Ele negou? Não! Lemos a situação em Atos dos Apóstolos 5.17-42, e especificamente no versículo 41 diz: "Retiraram-se, pois, da presença do sinédrio, regozijando-se de terem sido julgados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus." Entre esses que estavam alegres pelo sofrimento em nome de Jesus estava Pedro! Então, não acredite nesse ensinamento que Pedro era estourado e tudo bem ser também. Ele era antes do Pentecostes! Depois do batismo com o Espírito Santo ele mudou. Esse é o exemplo que precisa ser divulgado!
E a Bíblia diz que nem é para se vingar mesmo que alguém faça algo ruim contra nós. Antes, devemos fazer o bem ao inimigo, ajudando, apoiando, colaborando. No que diz respeito a uma "vingança", "resposta", devemos esperar no Senhor. Mas não aguardando a punição necessariamente, pode ser que o Senhor mude aquele coração e as coisas sejam perdoadas! E você vai esperar punição? Quem espera a punição não apoia, ajuda, não faz nada! E nós temos que fazer. Confiamos no Senhor, e qualquer que seja o desfecho, será o melhor da parte Dele.
Ainda teremos mais uma mensagem, agora sobre a porção completa (Romanos 12.9-21), permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário