Resumo dos livros da Bíblia - Colossenses (3)


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


No final da carta, Paulo registra que poucos judeus seguem com ele, fala de Lucas, aquele que entendemos como autor do Evangelho que leva seu nome e do livro de Atos dos Apóstolos, do qual participou ativamente em muitas histórias, pois um leitor atento de Atos dos Apóstolos vai notar que há partes do texto que Lucas fala em primeira pessoa, se incluindo na ação. O companheirismo e o apoio são importantes e precisamos ter esse exemplo em conta e praticarmos o apoio uns para com os outros!

Da mesma forma que, ao falar de circuncisão, Paulo está dando uma cutucada nos “da circuncisão”, nos judeus, deixando claro que mais importante é a circuncisão do coração que o mero ato externo, ao falar de “batismo de Cristo” pode ter uma cutucadinha aqui. Uma coisa era o batismo de João, que os cristãos seguiram praticando como sinal da confirmação de arrependimento. Mas o batismo de Cristo era outro, era com o Espírito Santo. Ao falar de ser sepultado com Cristo no batismo, muitas pessoas entendem que a forma correta de batismo é a imersão. Não vou entrar no mérito da forma de batismo, mas preciso pontuar que o batismo de Cristo não era com água, era com o Espírito Santo! E é desse batismo que Paulo fala aqui, logo só com uma interpretação errada se pode usar esse texto para defender uma forma de batismo com água. Se Paulo fala da circuncisão do coração como mais importante que mero ato exterior, por que na hora do batismo ele estaria preocupado com o ato exterior? Ele fala do batismo no Espírito Santo aqui.

E ele segue deixando claro que o que deriva da aparência não é tão importante, que mais importante é a questão espiritual com o Senhor. Confirmando que ele está desenvolvendo uma ideia que vai para além do que é meramente aparente, mas se preocupando com o que é realmente espiritual. A ponto de dizer que não se deve levar em conta esses cerimonialismos e esses ritualismos, nada do que aparece, pois isso não agrega ao espiritual. Se não for algo espiritual mesmo, brotando de um coração circuncidado e que busca a vontade do Senhor, nem mesmo usar a tática de “isso pode ou isso não pode” vai dar resultado. Logo, não se deve perder tempo com “pauta de costumes” quando se pensa nas coisas lá do alto... 

O desafio para as pessoas daquela cidade que Paulo escreveu e que está mantido para nós é a mudança, a conversão, e isso deve ser suficiente para que façamos as coisas como quer o Senhor e não existe regrinha que nos aproxime disso, porque podemos apenas fazer por fazer. O que é necessário é ter compromisso verdadeiro com o Senhor! E aí, naturalmente, guiados pelo Espírito, deixamos o que não agrada ao Senhor! Esse é o desafio cristão!

Seguimos na sexta-feira, permitindo o Senhor, com um esboço da carta aos Colossenses!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo dos livros da Bíblia - Romanos

Fé e Obras

Oliveira e seus ramos