Resumo dos livros da Bíblia - Tiago (3)


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Muitas pregações apresentam convites para uma vida com tudo resolvido quando seguimos no caminho do Senhor. Mas a Bíblia, em muitos momentos, e igualmente nesta carta de Tiago, nos lembra da realidade da provação, da dificuldade. Igualmente, nos lembra que devemos enfrentar isso com fé, crendo que o Senhor está cuidado de tudo e de cada situação, mesmo nas adversidades. Quando enfrentamos esses momentos com a direção do Senhor, mantendo na prática de vida o que aprendemos, podemos experimentar o verdadeiro crescimento espiritual! O importante não é ter tudo em ordem, ainda que seja muito bom. O importante é estar no caminho do Senhor, viver como Ele orienta e ter o Seu cuidado em qualquer situação!

A questão da língua entra igualmente nessa questão de ter ação de acordo com a Palavra, viver no dia a dia o que pregamos. Bem como não fazer acepção de pessoas. Se vivemos no dia a dia a Palavra do Senhor, se temos ações que confirmam a nossa fé, praticamos o que dizemos crer e tomamos cuidado com o que falamos, com como tratamos as pessoas, enfim, com tudo! É, sim, um desafio, mas vale a pena. Claro que temos dias complicados, mas nunca devemos nos agarrar a eles com pensamento positivo como se fossem momentos bons ou pensando que "é assim mesmo". Na carne pode até ser, mas quem é guiado pelo Espírito, antes, busca corrigir o que for errado e busca sempre a vontade do Senhor!

O aparente conflito entre "fé e obras" é só isso mesmo - um aparente conflito. Paulo insiste na ideia da Justificação pela Fé e Tiago fala da necessidade das obras. No fim, os dois estão, sim, no mesmo caminho! 

Explico: Abraão creu, teve fé, e essa fé foi apresentada com suas ações, suas obras! A fé não é algo meramente contemplativo ou filosófico, ela se apresenta como testemunho na vida. Por isso digo que o cristianismo se revela muito mais nas coisas que vivemos no dia a dia que nas coisas do culto! Claro que tem o tempo do culto, mas de nada adianta sairmos do culto, voltarmos para nossas atividades e não praticarmos no dia a dia o que dizemos acreditar. É em cada atividade do dia a dia que revelamos a nossa fé através da ação, das obras, de viver de acordo com a vontade do Senhor. 

Assim, temos as obras, mas não recebemos nada por termos isso. Somos alcançados por Fé em Jesus! Mas não ficamos apenas contemplando essa Fé, colocamos a mesma em prática nas coisas que fazemos no dia a dia. Logo, não tem conflito, tem complemento!

Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor, com um esboço de Tiago!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

A fé vem pelo ouvir