Resumo dos Livros da Bíblia - 1 João (3)
Acredita-se que o público-alvo desta carta seja um grupo de fiéis que estavam na Ásia Menor, talvez na região onde hoje seria a Turquia. Mas como depois de escrever essa carta, João deve ter fixado residência em Éfeso, essa pode ser outra possibilidade de destinatário.
João declara ter escrito para dar garantia da vida eterna àqueles que creem no nome do Filho de Deus. A incerteza de seus leitores sobre sua condição espiritual foi causada por um conflito desordenado com os mestres de uma falsa doutrina. João refere-se ao ensinamento como enganoso e, observando os frutos, não julgando, refere-se aos mestres como “falsos profetas”, mentirosos e anticristos. Eles estiveram antes com a igreja, mas tinham se afastado e tinham se “levantado no mundo” para propagar sua perigosa heresia.
A heresia combatida aqui era um precursor do gnosticismo do século II, mas que já começava a fundamentar seus pensamentos no século I. Recomendo que você busque informações a respeito dessa heresia - Gnosticismo, para entender mais a respeito do que João estava combatendo nesta carta. Esse conhecimento pode nos ajudar a adaptar para questões de nossos dias!
Seguimos na segunda-feira, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário