Resumo dos Livros da Bíblia - 1 João (5)


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Entendo que precisamos, como João recomenda, conhecer o que é pregado e anunciado. Não importa que pareça fazer sentido: é preciso ter coerência com toda a Bíblia e não apenas com um texto isoladamente! É preciso mostrar a ligação histórica com a pregação, com o que temos agora como texto histórico e instrutivo na Bíblia, para que possa, com a direção e confirmação do Espírito Santo, ser aceito, pregado e vivido. A grande aparência de bênçãos não legitima necessariamente que o Senhor esteja por trás de tudo...

O capítulo 4 continua com o tema da identificação dos espíritos rivais - falsos profetas que saíram para o mundo (v.1). A fim de testar os espíritos, nós devemos encontrar quem eles reconhecem como "senhor". Todos os espíritos que não reconhecem que Jesus é Deus em carne não é de Deus (v.3).

A epístola termina com o testemunho de Jesus, o Filho de Deus. Jesus é aquele que veio. O título técnico do Messias é “aquele que havia de vir” ou “aquele que veio” (Mateus 11.3; 1 João 5.6). João o identifica como aquele que veio pela água e pelo sangue, o Deus que veio e habitou entre nós, a palavra que tornou-se carne.

Que possamos conhecer e "provar" o que vem mesmo do Senhor. Que possamos conhecer e ter a direção do Espírito para entender o que realmente vem do Senhor e o que é apenas aparência de coisa boa. O desafio de João começou com uma instrução de Jesus e segue o mesmo para nós: avaliar frutos!

Que o Senhor nos capacite a isso e nos abençoe!

Seguimos na próxima mensagem com um Esboço de 1 João, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

A fé vem pelo ouvir