Resumo dos Livros da Bíblia - 3 João (3)


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


João orienta a nem saudar os que dizem coisas contrárias ao ensinamento cristão. Isso quer dizer não ter contato com os ímpios? De forma nenhuma! A preocupação de João era com aqueles que se diziam cristãos, mas que pregavam e viviam algo diferente da mensagem original. Paulo faz recomendações nesse sentido também. Era a esses que não se devia nem mesmo saudar, para que não parecesse que estávamos tendo comunhão com essas pessoas com pensamentos errados. Era para deixar claro que não tinha nenhuma ligação. Até para poder pregar e alcançar com a verdade os que ainda estavam no pecado!

João descreve três personalidades. A primeira é Gaio, que demonstrou sua fé cristã através de sua generosa hospitalidade, mesmo a estranhos. A segunda é Diótrefes, cujo orgulho egoísta estava criando problemas para a harmonia da comunhão. E a terceira é Demétrio, cuja vida exemplificava a fidelidade cristã e era digna de imitação. Esses três homens possuem testemunhos positivos e negativos para relacionamentos adequados entre os irmãos. 

Precisamos tomar cuidado com a forma como vivemos para dar bom testemunho e viver em comunhão uns com os outros! Que evitemos o comportamento de Diótrefes, um comportamento tão recomendado em nossos dias..., mas se for praticado com a direção do Senhor, podemos ter resultados como recomenda a Bíblia. Agora, como o mundo faz, não é exemplo para nós: ele demonstrava ter autoridade em sua forma de agir e isso não é ruim, mas tem que ser direcionado pelo Senhor. Não podemos fazer como o mundo faz – devemos lembrar que a autoridade, o líder, dentro do cristianismo não tem essa posição para decidir pelos outros, mandar e ter seus desejos atendidos, antes, precisa ser a pessoa que mais serve no trabalho ministerial e apoia irmãos e irmãs na caminhada. Diótrefes não seguia isso em sua forma de autoridade. 

Que sejamos mais como Gaio, ou ainda, como Demétrio, demonstrando frutos de uma verdadeira conversão, que pratica o que aprendeu das coisas do Senhor no dia a dia, nas coisas que faz mesmo! 

Que sejamos como João, que não teve receio de confrontar o comportamento inadequado de Diótrefes, confrontando a realidade prática de vida com o ensinamento do Senhor, e igualmente foi capaz de reconhecer e recomendar o melhor comportamento de Gaio e Demétrio. Que possamos anunciar os bons exemplos para que sirvam exatamente para ajudar as pessoas na forma como colocar em prática o que aprendemos da Palavra!

Seguimos na próxima mensagem com um esboço de 3 João, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

A fé vem pelo ouvir