Resumo dos livros da Bíblia - Marcos (3)


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


O Evangelho não é uma biografia, mas uma história concisa da redenção obtida mediante o trabalho expiatório de Cristo. Marcos demonstra as reivindicações messiânicas de Jesus enfatizando sua autoridade como Mestre e sua autoridade sobre satanás e os espíritos malignos, o pecado, o sábado, a natureza, a doença, a morte, as tradições legalistas e o templo.

O texto de abertura do Evangelho de Marcos, “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (1.1), fornece sua tese central em relação a identidade de Jesus como o Filho de Deus, tema que será definido mais ou menos no meio do Evangelho, com a revelação de Pedro, cheio do Espírito (Marcos 8.29). Tanto o batismo quanto a transfiguração testemunham a qualidade de Filho do homem de Jesus. Em duas ocasiões, até os espíritos imundos reconhecem Jesus como Filho de Deus. Por fim, a narrativa da crucificação termina com a confissão do centurião: “Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus” (15.39).

Além das referências explícitas ao Espírito Santo, mostrando Sua atuação, através de Jesus (nos dando o exemplo que devemos seguir – deixar o Espírito operar em nós e através de nós), Marcos emprega palavras associadas com o dom do Espírito, como poder, autoridade, profeta, cura, além de associar o Espírito a imposição de mãos, ao Messias e ao Reino.

Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

O limite da Teologia