Resumo dos livros da Bíblia - Atos dos Apóstolos (3)
Pensando um pouco a respeito do Contexto Histórico de Atos dos Apóstolos, temos que pensar a respeito de algumas questões:
1. Domínio Romano: Roma estava em expansão naquele momento. Isso permitia alguma estabilidade, pois os dominados tinham alguma autonomia, mas não era completa, pois se fazia necessário o domínio político e cultural sobre as regiões conquistadas. De certa forma, isso ajuda o avanço do cristianismo, ainda que com muitas complicações por conta do próximo ponto que vamos apresentar;
2. Intolerância Religiosa: O mundo antigo era caracterizado por uma variedade de crenças religiosas. A religião desempenhava um papel fundamental na vida cotidiana das pessoas. O domínio romano trouxe desafios para a prática religiosa, pois o império tinha sua forma de ver a religiosidade, ainda que acabasse permitindo que os povos tivessem certa liberdade com a própria forma de encarar a religião. Mas no fim, alguns grupos acabavam sendo mais favorecidos em detrimento de outros. Os primeiros cristãos, por exemplo, apesar de usufruírem da conexão do próprio império para levar a mensagem a outros lugares, enfrentaram resistência e perseguição, especialmente por não aderirem aos cultos tradicionais do Império!
3. A Diáspora Judaica: Como havia judeus por vários lugares, isso ajudou na Obra Missionária. Vemos muitas vezes Paulo indo até sinagogas primeiro para levar a mensagem. Quando havia problemas, seguia de outra forma. Mas além de usar a estrutura do império, os primeiros cristãos usavam também essa relação com o judaísmo para ampliar o desenvolvimento da Obra Missionária. Assim, o fato de ter judeu por vários lugares ajudou muito, ainda que colaborasse com certa perseguição.
4. Cultura Helenística: A cultura helenística, influenciada pela filosofia grega e pelo pensamento racional, estava difundida nas cidades do mundo mediterrâneo. Isso criou um ambiente intelectual e filosófico em que as ideias religiosas e espirituais poderiam ser debatidas e discutidas, incluindo as mensagens dos apóstolos. Podemos ver muito isso em Atos dos Apóstolos, mas o texto que deixa isso explícito e com todas as letras é Atos dos Apóstolos 17.16-34. De certa forma, isso colaborou para o avanço missionário!
5. As Rotas Comerciais: As rotas comerciais bem estabelecidas ligavam as cidades e regiões, permitindo o fluxo livre de pessoas, ideias e informações. Isso facilitou a propagação rápida do cristianismo, já que os crentes podiam viajar e compartilhar o evangelho ao longo dessas rotas.
Pensando a respeito desses pontos do contexto histórico de Atos dos Apóstolos, podemos entender melhor os desafios e oportunidades que os primeiros cristãos enfrentaram ao compartilhar a mensagem do Evangelho. O livro de Atos dos Apóstolos mostra a dinâmica complexa desses tempos, pois os eventos ali apresentados acabam se desenvolvendo no meio dessas coisas que pontuamos, além de como a igreja começou e cresceu mesmo no meio dessas circunstâncias desafiadoras. E deixa para nós o desafio de usarmos as coisas que temos em nossos dias, as oportunidades, o que for possível e compatível com a Mensagem do Evangelho para que possamos fazer a Obra do Senhor em nossos dias como os primeiros cristãos fizeram naqueles dias!
Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário