Resumo dos livros da Bíblia - Atos dos Apóstolos (4)
Sobre a possível data que Atos dos Apóstolos ficou pronto: Lucas escreveu o Evangelho antes de Atos dos Apóstolos, e ambos os textos teriam sido escritos durante o primeiro encarceramento de Paulo pelos romanos, cerca de 63 d. C. Como Lucas estava em Cesareia de Filipe durante os dois anos em que Paulo ficou preso lá (Atos 27.1), ele teria uma grande oportunidade durante aquele tempo para conduzir investigações que ele menciona em Lucas 1.1-4. É até possível que ele tenha feito apenas um texto e que com o tempo foram separados nos dois que temos nas nossas Bíblias com autoria de Lucas, sendo que Atos dos Apóstolos recebe o "ponto final" só depois do tempo que Paulo fica preso em Roma pela primeira vez.
A jornada dos primeiros cristãos e de tantas pessoas comprometidas com o Evangelho ao longo da história até nossos dias nos inspira a buscar a unidade e o amor fraternal. Eles não apenas pregaram o Evangelho, mas também viveram como uma comunidade unida pelo vínculo do amor cristão. Hoje, somos desafiados a buscar essa mesma unidade, passar por cima de possíveis divisões e trabalhar juntos para construir o Reino de Deus.
Quando olhamos para o texto de Atos dos Apóstolos, recebemos o alerta de que a jornada nem sempre será fácil. Os apóstolos enfrentaram perseguição, adversidades e desafios constantes. No entanto, eles mantiveram sua fé firme e confiaram na orientação do Senhor. Nos momentos de dificuldade que nós enfrentamos, podemos encontrar força e esperança no agir de Deus que capacitou os primeiros cristãos, outros tantos ao longo da história, até pessoas que convivem conosco, para que possamos nos fortalecer para a nossa caminhada.
Hoje, em meio a nossas responsabilidades cotidianas, somos convidados a viver com a mesma paixão e dedicação dos primeiros discípulos. A mensagem de Atos nos desafia a ver as oportunidades de compartilhar o Evangelho em nossas interações diárias, a estender a mão aos necessitados de salvação, apoio, libertação e a sermos uma luz em meio às trevas que no mundo muitas vezes se apresentam.
Que, ao contemplarmos a jornada de Atos dos Apóstolos, possamos ter inspiração para continuar na mesma direção. Que possamos ser testemunhas corajosas, construtores da unidade cristã e agentes de transformação. Que a mesma fé que sustentou os primeiros discípulos nos capacite a enfrentar os desafios de hoje com esperança, confiança e amor.
Seguimos na sexta-feira, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário