Resumo dos livros da Bíblia - Atos dos Apóstolos (5)


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


O poder do Espírito Santo através da igreja é a característica mais surpreendente de Atos, que poderia até mesmo se chamar de “Atos do Espírito Santo através dos Apóstolos”. A Sua obra no livro, entretanto, não pode ser compreendida sem que se veja a relação entre Atos e os Evangelhos, que demonstra um continuidade essencial. Tanto o ministério público de Jesus nos Evangelhos quanto o ministério público da igreja em Atos começaram com um encontro com o Espírito capaz de mudar as vidas.
 
O poder do Espírito na vida de Jesus o autorizou a pregar o Reino de Deus e a demonstrar o poder do Reino mediante a cura de doentes, a expulsão de demônios e a libertação dos cativos (Lucas 4.14-19). O mesmo poder em Atos 2 deu a mesma autoridade aos discípulos.

Lucas observa que as pessoas eram “cheias pelo Espírito Santo” (2.4; 9.17), que “recebiam o Espírito Santo” (8.17), que “caiu o Espírito Santo sobre todos” (10.44), que “o Espírito Santo se derramasse sobre também os gentios” (10.45) e que “veio sobre eles o Espírito Santo” (19.6).

Três destes cinco exemplos registram manifestações específicas do Espírito Santo em que as próprias pessoas participavam. Os presentes no dia de Pentecostes e os gentios da casa de Cornélio falaram outras línguas (2.4; 10.46); os efésios “falavam línguas e profetizavam” (19.6). Embora não esteja especificado, normalmente concorda-se que também houve algum tipo de manifestação na qual os samaritanos participaram, pois Lucas diz que Simão viu que “era dado o Espírito Santo” (8.18). Quer dizer: o Evangelho era pregado para todas as pessoas e o Espírito Santo agia em todos!

Seguimos na segunda-feira, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo dos livros da Bíblia - Lucas (4)

Resumo dos livros da Bíblia - Marcos (4)

O agir do Senhor é perfeito