Resumo dos livros da Bíblia - Atos dos Apóstolos (9)
O sermão de Pedro logo no começo do capítulo 2 de Atos dos Apóstolos revela-se um texto belíssimo! Deveria ser o modelo de sermão para as escolas teológicas! Vamos comentar sobre ele, permitindo o Senhor, em duas mensagens, as últimas com texto sobre Atos dos Apóstolos, antes do Esboço do livro.
Pedro alerta para o que o povo estava pensando (que havia bebida na história) e diz que não era aquilo. Depois, ele testifica, confirmando com a Palavra, o que realmente está acontecendo: o Batismo com o Espírito Santo. Mais que apenas acontecer, foi testemunhado e ainda foi dada a base Bíblica para consulta!
Pedro continua seu sermão falando de Jesus, tanto da confirmação de Sua vinda nas Escrituras, como o fato de que Ele está vivo. Até mesmo aquele que é honrado e lembrado, Davi, tem seu túmulo. Mas esse mesmo Davi falou que o Cristo viria, que o Messias seria realidade! E se ele, Davi, que é digno de nota, esperava pelo Messias, quem entende que Davi é digno de nota deve observar o que ele falou.
Pedro fala sobre o plano da crucificação, da vontade de Deus e não apenas a vontade de alguns de fazer isso, fala do plano por trás disso, e declara Jesus como Senhor. Um sermão completo, com história, testemunho, aplicação Bíblica e prática, além do chamado ao reconhecimento sobre o Senhorio de Cristo. Pode até ser que um sermão não tenha sempre essas proposições! Mas esse exemplo é um belo modelo para os sermões...
Depois do sermão de Pedro, muitos dos que achavam que os envolvidos no Pentecostes estariam bêbados, entenderam que deveriam colocar a vida em ordem diante de Deus. Ouviram a mensagem e já perguntavam o que deveriam fazer diante da Palavra. A mensagem foi impactante, o mover do Espírito Santo estava inquietando a cada um na direção de buscar a vontade do Senhor. Afinal, temos que nos preparar e ter a palavra certa para ser dita, com conhecimento dessa palavra, mas o Espírito Santo irá tocar o coração de quem vai ouvir e nos tocar também para usarmos as palavras certas, tocar no assunto relevante para a ocasião. Se já conhecemos a Palavra, o Espírito vai nos lembrar do que conhecemos para que falemos a coisa certa!
Mesmo depois do sermão de Pedro e do desejo de muitos, os testemunhos continuavam. Era importante dar cada vez mais conhecimento para as pessoas, mostrar com fatos as coisas, pois havia muita mentira por parte de quem não queria ver o cristianismo se desenvolvendo (até mesmo envolvendo a ressurreição de Cristo, dando conta de que o corpo fora roubado). Os testemunhos mostram o agir de Deus. E nós devemos fazer o mesmo: sempre testemunhar diante do que o Senhor fizer por nós, dando a conhecer o Seu agir para outras pessoas, para que seja confirmado o que pregamos. Não para que as pessoas apenas queiram a realização de algo na vida delas, mas para que elas saibam que Deus pode fazer e faz!
Seguimos na segunda-feira, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário