A verdadeira diversidade
Leia Romanos 12.3-8
O título desta mensagem pode ser entendido como algum tipo de afronta dependendo do pensamento que algumas pessoas adotam. Mas não é! Cada um pode encarar a ideia da diversidade como preferir, porque Deus deu o livre arbítrio para o ser humano e eu não vou tentar tirar isso de ninguém. Acontece que eu, pessoalmente, também posso ter a mesma coisa e como busco com temor e tremor a revelação com base na Palavra do Senhor, tentando entender o que o Senhor apresenta para mudar em mim o que está errado em vez de tentar fazer parecer que o que prefiro é o certo, sempre entendo que a melhor forma de interpretação deriva disso, mesmo quando não me agrada, porque nesse caso, eu preciso mudar!
O que temos nessa passagem é essa verdadeira diversidade: Deus concede diferentes dons a cada membro do corpo de Cristo, e que esses dons são para o benefício de toda a comunidade. Paulo cita algumas coisas, e ele mesmo cita também em Coríntios, por exemplo, uma lista de dons com variedade e muita riqueza da parte do Senhor para que o Corpo de Cristo possa ser edificado. Como em uma dieta, que não pode ter só uma coisa, ou muitos alimentos com as mesmas proteínas e vitaminas. Precisamos variar para dar um alimento mais adequado ao nosso corpo. Com o Corpo de Cristo acontece o mesmo através dessa variedade de dons!
De acordo com a graça de Deus, temos diferentes dons. Esta diversidade é uma expressão da criatividade e da generosidade de Deus. Não podemos limitar o agir do Senhor a apenas o que gostamos mais ou preferimos. Eu gosto muito de lasanha, mas não posso comer só isso, não é mesmo? Da mesma forma, precisamos notar o mover do Senhor na diversidade de dons, talentos, trabalhos e direcionamentos que o Espírito Santo concede a cada pessoa!
Pensando na lista que Paulo apresenta especificamente neste texto de Romanos: qual seria o seu dom? De qual você, pelo menos, se aproxima mais? Há outros, mas pensando nessa lista, medite a respeito de qual você pelo menos se aproxima. E mais que isso: você está executando esse dom? Buscando no Senhor como agir? Vivendo essa experiência de fazer o que o Senhor chamou você para realizar e ajudando a edificar o Corpo de Cristo? E "olhando para o irmão" que segue na caminhada cristã: você reconhece o dom das outras pessoas? Nota o mover do Senhor? É edificado por esse direcionamento? Precisamos atender ao chamado do Senhor, fazendo a nossa parte, e reconhecer no outro a mesma coisa, ainda que com um dom diferente!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário