A Resposta Cristã ao Conflito
Romanos 12.14
abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis
Hoje em dia, não precisa nem ser perseguido para gerar uma crise gigantesca. Basta uma simples postagem em Rede Social que a pessoa queria dizer uma coisa e as pessoas resolvem interpretar diferente.
É fato que quem comunica precisa levar em conta o que as pessoas vão entender. Mas isso nunca pode impedir o comunicador de dizer o que precisa, mesmo que entendam tudo errado! Ele precisa dizer da forma correta e isso estará diante do Senhor. O compromisso nunca pode ser com o que as pessoas ouvem ou entendem, porque pode ter "má vontade" para interpretar errado mesmo, para causar problema. O compromisso é com o que fala.
Mas os cristão andam muito reativos. O engajamento no discurso político (e muitas vezes apenas politiqueiro) já faz as pessoas criticarem "a oposição" de forma sumária. Entendo que essa linha é tênue para o cristão, porque ele não pode entrar em mentiras, não pode deixar de dar honra a quem tem honra, mesmo que seja da oposição, nem pode deixar de alertar os aliados de erros, como Jesus fez muitas vezes com os discípulos!
O texto de Romanos na porção recomendada para hoje diz que devemos abençoar quem nos persegue. Como fazer isso se mesmo sem perseguição, apenas por "treta" numa Rede Social, em vez de abençoar, as pessoas já tratam como condenados? Precisamos tomar muito cuidado com isso! Parece que isso é importante, necessário no mundo das Redes Sociais, mas a forma como o destaque aparece (com "tretas") não é a recomendada pela Bíblia! Se até quem nos persegue, quer que estejamos com problemas, até pode inventar histórias a nosso respeito, deve ser abençoado, imagina como deve ser se não nos perseguiu, apenas tem outra ideia!
Vejo como um grande desafio para nós: encontrarmos a verdadeira prática cristã no meio dessas coisas, para que possamos ser luz e sal, em vez de sermos levados em roda por qualquer vento de doutrina, e não apenas doutrinas espirituais, mas tantas que surgem neste mundo!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário