Resumo dos livros da Bíblia - 2 Tessalonicenses (2)
A autoria de Paulo não é questionada seriamente em 2 Tessalonicenses. Como acredita-se que Paulo escreveu a segunda carta pouco tempo depois da primeira, até retomando assuntos da primeira na segunda, quase que como uma continuação mesmo, e como a primeira foi escrita aproximadamente entre 50 e 51 d. C., a segunda pode ter sido escrita no mais tardar em 52!
Tanto 1 como 2 Tessalonicenses são bastante semelhantes em linguagem, fortalecendo o entendimento que Paulo escreveu a segunda carta pouco tempo após a primeira. A volta do Senhor é de importância central em ambas as cartas. 1 Tessalonicenses revela que alguns tessalonicenses estavam perplexos com a morte de pessoas amadas e temendo perder a volta do Senhor Jesus. Em 2 Tessalonicenses surge um problema diferente, por conta da espera pela volta do Senhor - a questão do trabalho.
Tanto na primeira como na segunda carta, está claro que os crentes sofreram algumas perseguições, da mesma forma que Paulo e Silas. A preocupação de Paulo com a estabilidade espiritual da igreja o levou a enviar Timóteo e a expressar, escrevendo na primeira carta, uma alegre satisfação por conhecer a saúde espiritual daqueles irmãos. A estabilidade, a persistência e a paciência em meio as adversidades, atraíam o louvor e a gratidão frequentes do apóstolo (1 Tessalonicenses 1.3; 2 Tessalonicenses 1.4). Ainda assim, havia preocupações evidentes sobre as atitudes desequilibradas relacionadas com a volta do Senhor.
Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário