A importância de praticar a obediência a autoridades da forma Bíblica
Leia Romanos 13.1-7
Leia com cuidado essa porção recomendada de Romanos 13. Muitos citam esse texto para definir “obediência a autoridades”. E não está errado! O problema é que muitos querem “escolher” qual autoridade deve ser levada em conta para se observar este texto. Não é assim! Primeiro, o texto não fala apenas de políticos, muito menos apenas dos que mais agradam. Todas as esferas de poder dividem a atenção da autoridade, tanto no Executivo, Legislativo e sim, o Judiciário! E não apenas o Federal, mas igualmente o Estadual e o Municipal. Não escolhemos qual autoridade mais nos agrada e enquadramos no texto de Romanos 13 apenas essa! E entendo que até mesmo obedecer às leis de trânsito entra aqui, todo o código penal, tantas coisas.
Quem segue as regras, tem o louvor da autoridade. Quem não segue, pode ter punições, multas e prisões... E quando a autoridade erra, quer por descuido, quer por algum tipo de corrupção, isso não é motivo para deixarmos de respeitar a autoridade, ou nós vamos errar também! Não é esse o exemplo que temos na Bíblia e na História da Igreja: mesmo que a autoridade os perseguisse, os cristãos continuavam orando por elas. Ainda vamos tratar sobre como nos comportarmos no caso da nossa ação dependendo da ordem, mas isso não nos permite só defender e aceitar as autoridades que nos interessam. Acredito que a mensagem esteja explicando bem que não falamos apenas de políticos e muito menos apenas dos que mais nos agradam. A oposição ao que pensamos deve ter de nós o mesmo comportamento recomendado em Romanos 13!
Podemos ter opiniões diferentes, no caso da democracia, até podemos lutar para mudar algumas coisas, mas enquanto a regra está em vigor, nós obedecemos! Enquanto a autoridade está nessa posição, deve ser respeitada, ser alvo de nossas orações, mesmo que haja processo dentro da democracia para qualquer impedimento! Enquanto estiver lá, é autoridade!
O fato de não concordar não nos desobriga da obediência. Alguns até questionam a “hipocrisia” de ser contra uma regra e mesmo assim cumpri-la. Mas isso não é hipocrisia, isso é obedecer a autoridade. Hipocrisia é cobrar dos outros o que não pratica. Alguém pode dizer que não cumpre certa regra e que então não pode cobrar que os outros cumpram porque isso seria hipocrisia. Em definição pode até ser, mas o certo é cumprir a regra, logo o erro está em descumprir uma regra que está em vigor!
A única “ordem absurda” que a Bíblia nos revela, e que podemos descumprir, é quando a autoridade atenta DIRETAMENTE (não interpretativamente com base no que eu prefiro ou não) contra a autoridade e soberania do Senhor. Matar, roubar, mentir, negar a fé, essas coisas. Mesmo que seja para ir para a fornalha, para a cova dos leões ou para a arena, quer sejamos salvos ou venhamos a perecer, nesse caso devemos manter firme o nosso compromisso com o Senhor! Fora isso, mesmo que não concordemos e, mesmo que estejamos lutando por mudanças, enquanto a regra estiver em vigor, obedecemos.
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário