Resumo dos livros da Bíblia - Colossenses (2)
Os Colossenses se reuniam em uma pequena cidade na província da Ásia, cerca de 160 km de Éfeso. A igreja chegou naquela cidade por conta do ministério de Paulo, quando este passou três anos em Éfeso, entre 52 e 55 d.C. aproximadamente (Atos dos Apóstolos 19.10; 20.31). Epafras, alguém daquela cidade e provavelmente convertido pela pregação do apóstolo, deve ser o fundador e líder da igreja (Colossenses 1.7-8; 4.12-13). Ele teria se convertido em Éfeso e levado a mensagem para sua cidade. Logo, mesmo sem ir até lá, o ministério de Paulo permitiu a chegada do Evangelho na cidade.
Estudiosos conservadores acreditam que esta carta foi escrita durante a prisão de Paulo por Roma, por volta de 61 d.C., possivelmente quando a prisão se tornou mais dura, depois dos dias do final de Atos dos Apóstolos. Em algum momento na prisão, Paulo foi solicitado por Epafras, que contou com a participação de Tíquico e Onésimo para esse pedido, e prestou sua ajuda para lidar com uma falsa doutrina que ameaçava a igreja (Colossenses 2.8-9). Aparentemente, essa heresia era uma mistura de paganismo e ocultismo, legalismo judaico e Cristianismo. O erro parece com uma antiga forma de gnosticismo, que ensinava que Jesus não era nem completamente Deus e nem completamente homem, mas apenas um dos seres semidivinos que ligavam o abismo entre Deus e o mundo.
Essa mistura de crenças era comum no mundo antigo, principalmente em situações em que havia dominadores. Roma até permitia alguma liberdade de fé aos dominados, mas incluía sua forma de ver as coisas. Isso facilitava uma grande mistura de conceitos de fé e a prática religiosa passava por muitos problemas, pois as pessoas tentavam adequar o máximo possível e para uma fé como o cristianismo isso é complicado, pois devemos deixar as coisas, os entendimentos, nossa própria vontade, nos negar a nós mesmos, tomar a cruz e seguir ao Senhor! Em parte da carta, parece que Paulo se preocupa com deixar claro que não é possível misturar as coisas espirituais levando em conta a vontade de Deus com as outras coisas!
Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário