Resumo dos livros da Bíblia - 1 Timóteo (2)


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Sobre autoria: todas as Epístolas Pastorais (1 e 2 Timóteo, além de Tito) nomeiam o apóstolo Paulo como seu autor. Além disso, a antiga tradição insiste unanimemente que Paulo escreveu essas cartas.

Com relação a data desta carta, acredita-se que Paulo visitou Éfeso por volta de 63 d. C., após ser libertado da primeira prisão romana. Logo em seguida, ele teria partido, deixando Timóteo responsável pela igreja. Ele provavelmente escreveu a carta em 64 d. C, antes de ficar preso com mais complicações.

Quando Paulo fala de “entregar para Satanás”, muitas pessoas entendem que seria a “condenação eterna”, que ele desistiu mesmo daquela pessoa. Mas ele mesmo diz nesse caso que seria para que aprendessem a não blasfemar. Paulo ainda espera que aquelas pessoas aprendam algo, ele não diz que os entregou para a perdição. Precisamos parar de tentar ver o que nos agrada e notar o que o texto diz mesmo! Se compararmos com 1 Coríntios 5.5, Paulo espera que Satanás destrua a carne, mas que o espírito possa ser salvo – espera que a pessoa aprenda com o sofrimento e se acerte com o Senhor. Pode não acontecer, mas vejo tanto em Coríntios como aqui em Timóteo esse desejo de Paulo. Para acontecer, depende da pessoa se assumir e mudar, claro...

A liderança religiosa devia ser exemplo, tanto no episcopado como em qualquer ação na comunidade. A preocupação de Paulo inclui ser bem-visto até pelos de fora! Afinal, a ideia era evangelizar a esses e se a pessoa não tivesse bom testemunho, como iria por esse caminho? É uma recomendação que vale para todos nós, para uns mais, por ter uma posição de mais notoriedade, mas vale para todos, pois no fim, todos trabalhamos na Obra do Senhor!

Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

A fé vem pelo ouvir