Resumo dos livros da Bíblia - 1 Timóteo (3)
Há uma observação que precisa ser feita porque parece que Paulo, dependendo da tradução, está se opondo a ciência. A preocupação com a ciência aqui não é a ciência no estudo científico de nossos dias. Mas uma ciência de conhecimento que se misturava com a fé nos dias do apóstolo. O que ficou conhecido como “gnosticismo”, um ramo que causou alguns problemas para o cristianismo que estava firmando sua pregação no começo. Recomendo buscar mais informações a respeito desse movimento que tinha seu espaço muitas vezes dentro do cristianismo e que causava tantos problemas no começo da pregação. Há muitos livros que tratam de forma séria a respeito desse movimento conhecido como “gnosticismo” e pela Internet é possível encontrar informações sérias a respeito desse movimento. Aprofundar nesse conhecimento pode nos ajudar a evitar erros parecidos em nossos dias e interpretações erradas a respeito do que preocupava Paulo nessa recomendação para Timóteo.
Paulo dá instruções gerais, recomendações importantes para a dinâmica da pregação e da ação social que a comunidade de fé devia desenvolver. A preocupação com as viúvas se dá por conta da realidade da sociedade patriarcal, o que não era realidade apenas entre os judeus. A questão de como cuidar das viúvas é que podia ter diferenças, mas Paulo deixa claro que o cristianismo, mesmo que não seguindo os detalhes da lei, tem sua preocupação com essas coisas.
A questão era não tornar a igreja responsável enquanto comunidade em todos os casos. Os irmãos na fé poderiam dividir a responsabilidade entre si, cuidando de pessoas mais próximas, de sua própria família. É o que vemos em suas recomendações. Ele ainda incentiva que as mais novas pensem em novo casamento, ter uma família, em vez de só contar com o apoio da comunidade. Pela experiência que o apóstolo parece ter tido, algumas acabavam desistindo da piedade cristã e seguindo por um caminho sem testemunho. É claro que nunca podemos definir que todos os casos seriam assim, mas diante de uma certa incidência, se deve tomar cuidado com novas situações. Não é desconfiança da pessoa em si, mas uma experiência que mostra a possibilidade de acontecer. Muitas vezes isso não é aceito, não apenas pensando nesse caso das viúvas, mas pensando em várias situações em que a maioria dos casos acabam gerando um problema. As pessoas parecem querer tentar sempre mais uma vez, mas, se seguirmos as recomendações de Paulo, devemos tomar cuidado com essas coisas!
Seguimos na sexta-feira, permitindo o Senhor, com um esboço de 1 Timóteo!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário