Resumo dos livros da Bíblia - 1 Timóteo
1 Timóteo é uma carta pessoal de Paulo para Timóteo, mas que apresenta muitas informações, principalmente no tocante ao estruturar de uma comunidade de fé. Paulo tinha essa preocupação e por isso deixou Timóteo em Éfeso. Queria tanto estruturar melhor a comunidade do ponto de vista da organização eclesiástica, por assim dizer, para usar termos que conhecemos mais, como para evitar que o ensinamento cristão fosse misturado com outras ideias, quer de dentro do judaísmo, quer de outras visões de mundo, que já começavam a se misturar também com a pregação cristã.
Desde Balaão há essa preocupação com a mistura. Há coisas na filosofia, por exemplo, que podem, sim, ter a adaptação para o cristianismo com facilidade, algumas ideias são até idênticas! Agora, há outras ideias que algumas vezes se aproximam junto com essas que podem ser levadas em conta, mas essas que se aproximam junto acabam contrariando a Bíblia. E como vem no “pacote” do pensamento de um filósofo, para manter o nosso exemplo, acaba “passando”. Não pode!
O que contraria a Bíblia não serve para o cristão! Por isso, precisamos conhecer a Palavra para que, quando conhecermos outras coisas, possamos discernir e reter apenas o que é bom, o que está de acordo com o pensamento do cristianismo.
Ainda que o mundo aplique em situações sociais ou políticas, por exemplo, nunca um cristão pode defender o que é do pensamento filosófico e que está contra a Palavra, pois o cristianismo se revela nas ações em todas as coisas que fazemos no dia a dia! Não é algo apenas para “dentro da igreja”. As pessoas podem fazer o que quiserem fazer, são livres, mas nós não incentivamos, não praticamos e falamos contra! Isso é bem diferente que defender o pensamento cristão como sendo necessário para toda a sociedade, até mesmo com base em lei: as pessoas são livres, o que defendemos e fazemos com base na Bíblia sempre será convite para as outras pessoas!
Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário