Resumo dos livros da Bíblia - 2 Timóteo (2)


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Existe o entendimento que Paulo foi libertado da prisão romana algum tempo depois dos eventos relatados no final de Atos dos Apóstolos e empenhou-se em viagens missionárias, viajando até a Espanha. Em Romanos ele fala do desejo de empreender essa viagem, mas não temos confirmações a respeito do cumprimento desse desejo. Há apenas tradições de relatos, mas sem confirmação de fato.

Se ele realmente foi solto por um tempo como acredita-se, durante a era das perseguições iniciadas por Nero em 64 d. C., Paulo foi preso de novo, e levado para Roma. Antes, em suas outras cartas estando preso, ele esperava ser solto, como acredita-se que foi. Mas agora ele esperava o fim do tempo dele por aqui (2 Timóteo 4.6-8). Ao escrever esta carta, lemos o testemunho do apóstolo de que somente o doutor Lucas estava com ele.

Mesmo sendo uma carta mais pessoal, ainda podemos ver que nesta segunda carta para Timóteo, Paulo se mostra mais uma vez preocupado com a propagação da mensagem do Evangelho. Chama a atenção de Timóteo para que essa mensagem seja transmitida a outras pessoas, na força do Senhor. Lembra que as pessoas nem sempre estarão dispostas a ouvir, muitas vezes até poderão desvirtuar a verdadeira mensagem achando que fazem o certo (como Paulo mesmo antes de se converter acreditava fazer o certo ao perseguir os cristãos). 

Esse desejo por ter sempre quem fale o que mais agrade, mesmo que sejam fábulas, ou quem sabe "teorias da conspiração", Fake News e informações onde alguns dados são omitidos para gerar um viés interpretativo, coisas presentes em nossos dias, tudo isso já era alertado por Paulo para Timóteo e a recomendação era: siga pregando a verdade, mesmo que não queiram ouvir.

Paulo deixa claro que não era para Timóteo se fortalecer no seu próprio entendimento. Muito menos em sua força, ou sua juventude! Era para se fortalecer na graça do Senhor. Devemos fazer o mesmo! Não devemos nos fortalecer em nossos conhecimentos, no que nos parece fazer sentido ou no que gostamos mais, nossa força, nossas habilidades... Mas devemos nos fortalecer na graça do Senhor! Se preferirmos o que parece nos fazer sentido, Paulo alerta que isso pode até levar a uma entrega total a sua própria vontade, se afastando do Senhor. E muitos fazem isso sem nem notar o tamanho do erro que estão cometendo, achando que não é bem assim...

Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

A fé vem pelo ouvir