Resumo dos livros da Bíblia - 2 Timóteo (3)
Paulo ainda insiste que a mensagem que foi ministrada à Timóteo deve ser passada para outras pessoas, que irão passar para outras, para outras, para outras...
Essa é a base do discipulado cristão! Anunciar o Evangelho, auxiliar pessoas no crescimento, na caminhada, para que outras pessoas ouçam o Evangelho, sejam auxiliadas... E isso segue até que venha o Senhor!
Mas Paulo não diz que é para Timóteo ter o entendimento apenas com base no que ele apresenta. Parece que alguns acham que o discipulado é apenas dizer o que o outro tem que pensar, mas não é assim!
Paulo ensina que o discipulado cristão é diferente quando pede para Timóteo apenas considerar o que é dito, mas fica claro que o Senhor dará o entendimento em tudo com o direcionamento do Espírito Santo. Timóteo não deveria ter a opinião de Paulo sobre qualquer assunto, mas considerar o que ele apresentava, e deixar o Senhor dar a ele o entendimento. Dentro desse pensamento, vejo que as pessoas, os eventos, as leituras, as opiniões..., nenhuma dessas e outras coisas podem determinar o que entendemos de um assunto qualquer, mas devemos, sim, conhecer o que envolve o mesmo, só que buscando o entendimento no Senhor!
É assim que entendo o desafio do Discipulado Cristão apresentado por Paulo nesta segunda carta para Timóteo, qual seja: ajudar as pessoas a pensarem, a avaliarem e não apenas a aceitarem o que fazer. A Graça nos chama para algo maior que apenas seguir regras. Regras eram para a Lei e a Graça vai além disso. Não é o que é certo ou errado, mas o que convém e não convém... Não é o que fulano pensa, mas a vontade do Senhor!
Seguimos na sexta-feira, permitindo o Senhor, com um esboço de 2 Timóteo!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário