Resumo dos livros da Bíblia - 2 Timóteo
Embora Paulo seja conciso e direto, ele também é meigo, caloroso e carinhoso. Em 2 Timóteo vemos Paulo mais revelando emoções do que seu intelecto. Consequentemente, a carta não era uma produção literária ordenada bem planejada, mas uma nota pessoal.
A carta originou-se devido à preocupação de Paulo com as necessidades de Timóteo, bem como as suas próprias. Ele lembrou seu discípulo de suas responsabilidades e o advertiu a se entregar completamente à sua tarefa. E fez alguns pedidos pessoais para que Timóteo tanto fosse vê-lo como levasse algumas coisinhas.
O apóstolo Paulo estava sempre preocupado com a propagação da mensagem. Em viagens, em cartas, em pregações, conversas... Sempre que possível, sempre que havia uma oportunidade, ele falava da mensagem do Evangelho. Pelo menos notamos isso em suas cartas e no que é descrito sobre ele em Atos dos Apóstolos.
Esta carta pode ser datada entre 66 e 67 d. C., quando Paulo estava preso e já acreditando que tinha completado a carreira. Pode ser uma das últimas cartas do apóstolo dos gentios. Dentre os textos do cânon do Novo Testamento, é a última dele do ponto de vista cronológico. Ele pode ter escrito outras depois, mas Tito possivelmente foi escrita antes e Filemon deve ser anterior até ao texto para Tito. Hebreus tem toda uma discussão diferente, mas fica para o momento dela, permitindo o Senhor.
Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário