Paulo esteve na Espanha?
Leia Romanos 15.22-29
Na próxima quinta-feira, permitindo o Senhor, teremos uma devocional sobre essa passagem. Mas entendo que antes da devocional preciso comentar algo mais ligado com Estudo Bíblico e História. Nesses momentos, eu gosto de apresentar as possibilidades. Algumas pessoas preferem "cravar" informações que já são aceitas. Eu não faço assim! Pode parecer que estou complicando algo simples, mas há situações que é necessário dizer que o que temos são possibilidades, mesmo que o entendimento comum seja que temos situações definitivas. Observando a história, podemos ter informações que confirmem, que neguem e informações inconclusivas, impedindo que definamos uma opção como a única possível. Dito isso, vamos lá:
Acredita-se que Paulo tenha ido para a Espanha, principalmente por conta do que lemos nessa passagem da carta aos Romanos. Agora, não há registros históricos dessa visita. E se pesquisamos a respeito da chegada do cristianismo na Espanha, com documentos que comprovem essa chegada, isso teria acontecido apenas depois do ano 300! Pode ter chegado antes e Paulo mesmo pode ter ido até lá, mas não há registros que comprovem a questão histórica disso. Apenas temos o desejo de Paulo na direção de ir.
Existe a questão de Paulo poder ter sido solto da prisão romana que ele estava no final de Atos dos Apóstolos. Ele tinha certa liberdade, mas estava preso. É possível que ele tenha sido solto e tenha feito outras viagens antes da prisão que terminou com o martírio. Entre elas, pode ter chegado na Espanha. Apenas não há registros que sejam tidos como oficiais que comprovem isso. Há muita narrativa, possibilidade e essas coisas com base, principalmente, na Tradição Católica (e muitas informações são apenas aceitas, não precisam ser confirmadas). Só que se buscamos comprovação, não achamos. Eu não achei até o momento.
Faço a observação porque esse ponto da ida de Paulo para a Espanha parece definido no meio do cristianismo por conta desta passagem atual que estamos comentando, e qualquer narrativa, mesmo sem comprovação, parece "resolver" o caso, mas por conta do que temos na passagem recomendada só podemos notar que Paulo queria fazer essa viagem, não que ela realmente aconteceu.
No texto, vemos Paulo dizendo que queria ir primeiro para Jerusalém, depois para Roma e aí sim para a Espanha. Como a carta foi escrita possivelmente durante a terceira viagem missionária de Paulo, não seria impossível que essa visita tenha sido exatamente a da sua prisão! A volta para Jerusalém depois dessa viagem teve algumas paradas, os irmãos tentavam tirar da cabeça de Paulo essa ida para Jerusalém, lemos isso em Atos dos Apóstolos (a terceira viagem missionária começa em 18.24 e Paulo chega em Jerusalém em 21.17 - tendo passado pela Grécia, apesar dessa viagem não citar diretamente uma visita de Paulo na cidade de Corinto, fala apenas de Apolo especificamente nessa cidade). Se as coisas aconteceram dessa forma, no fim, ele foi para Roma, mas não enviado pelos irmãos de Jerusalém como ele pensava que seria com base no texto da carta, mas antes, por conta de sua prisão.
E mesmo que tenha sido libertado dessa prisão romana como se acredita, dificilmente ele podia circular tão livremente como antes. Claro que o cuidado do Senhor resolveria essa questão, mas acredito que teríamos mais algumas histórias dos judeus ainda tentando acabar com Paulo. Alguns estudiosos ainda tentam definir possíveis destinos de Paulo depois dessa prisão, como a Espanha, mas é tudo mais complicado por não termos um documento como Atos dos Apóstolos para confirmar essas coisas.
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário