Resumo dos livros da Bíblia - Filemom (2)
Há poucas informações a respeito de Filemom, mas é importante apresentar alguns detalhes para que possamos meditar a respeito de seu testemunho.
Seu nome significa "aquele que é gentil", "amoroso". Era dono de, ao menos, um escravo - o "fujão" Onésimo, que acabou encontrando Paulo em sua fuga. Por conta de Onésimo, acredita-se que Filemom fosse parte da comunidade dos Colossenses, já que ele é citado naquela carta (aos Colossenses) e tido como "um deles" no capítulo 4.9. Se o escravo era de lá, o seu senhor também deveria ser. Além de Onésimo, Arquipo é citado nas duas cartas (Colossenses 4.17 e Filemom versículo 2).
Entende-se que a igreja se reunia em sua casa. Isso mostra sua liderança, bem como de pessoas de sua família, para o desenvolvimento desse trabalho.
A conversão de Filemom deve ter acontecido durante a terceira viagem missionária de Paulo, quando este estava em Éfeso. Desse ponto, o Evangelho avançou muito na região.
A expressão "tu me deves até a ti mesmo" registrada no final do versículo 19 da carta a Filemom geralmente é entendida como uma lembrança que Filemom teria se convertido através da pregação de Paulo.
Acredita-se que Paulo escreveu para os Colossenses em 61 d. C. e incluiu esta carta a Filemom, pedindo por Onésimo. Tíquico e Onésimo aparentemente entregaram as duas cartas (Colossenses 4.7-9; Filemom 12). O relacionamento próximo de Paulo e Filemom é evidenciado através de suas orações mútuas (versículos 4 e 22) e de uma hospitalidade de “portas abertas” (também versículo 22). Amor, confiança e respeito caracterizavam a amizade deles (versículos 1, 14, 21).
Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor, com um esboço de Filemom!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário