Resumo dos livros da Bíblia - Filemom
Mesmo sendo a mais curta das epístolas de Paulo, Filemom é uma profunda revelação de Cristo operando na vida do autor e daqueles à sua volta. O tom é de amizade calorosa e pessoal ao invés de autoridade apostólica. Ela revela como Paulo endereçou com educação, porém firmeza, o assunto central da vida cristã, isto é, o amor através do perdão, em uma situação muito sensível: o dono do escravo poderia fazer o que quisesse, ainda mais diante da possibilidade de ter sido prejudicado quer com algo que o escravo tenha feito de errado em sua casa quer por conta da sua fuga. Mas o amor cristão é invocado!
A epístola é uma expressão autêntica dos verdadeiros relacionamentos cristãos. Depois de agradecer pessoalmente a Filemom e seus companheiros crentes, Paulo expressa ação de graças por seu amor e fé em relação a Cristo e os irmãos. O amor fraternal normalmente exige graça e misericórdia práticas, e Paulo logo chega a esse tópico. Ele explica a conversão de Onésimo e o novo valor do escravo no ministério e família de Jesus Cristo (versículos 12-16). Essa transformação, junto com a profunda amizade de Paulo com os dois homens, é a base de um novo começo.
Não se trata de um apelo superficial de Paulo, pois ele preenche um “cheque em branco” em nome de Onésimo para quaisquer dívidas a pagar (versículos 17-19). Ele faz a petição já sabendo que o amor e o caráter de Filemom prevalecerão.
A carta para Filemom mostra que Paulo está preocupado com a recepção de Onésimo por parte de Filemom. E ao mesmo tempo, confia no entendimento do Evangelho para ir além da relação “servo e senhor”. Cada um tinha mesmo uma função na sociedade, mas em Cristo somos iguais, independente da função executada. E ainda que Onésimo pudesse ser punido ou ter dado prejuízo, Paulo tanto recomenda o amor cristão, a prática do que aprendemos e falamos, como se responsabiliza por qualquer possível prejuízo. Se o amor cristão pregado fosse vivido, a situação estava resolvida! E para nós fica esse exemplo: precisamos colocar em prática o que pregamos e dizemos que acreditamos, para que as coisas possam, sim, ter solução com base na Palavra do Senhor!
Seguimos na segunda-feira, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário