Resumo dos livros da Bíblia - Hebreus (2)


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Pensando na autoria, acredito que teremos a maior mensagem desta sequência, porque não pretendo "dividir" o assunto em mais de uma mensagem.

Hebreus não apresenta seu autor, e não existe unanimidade de tradição em relação à sua identidade. Há alguns textos antigos que falam sobre a autoria de Paulo, mas já são textos posteriores ao tempo do apóstolo e não são tantos. A maioria desde o começo não reconhece o autor dessa epístola. 

Alguns estudiosos destacam algumas evidências que podem indicar uma autoria Paulina, enquanto outros apresentam evidências mais que convincentes da diferença de estilo das Cartas tidas como Paulinas e a Epístola aos Hebreus, descartando assim a autoria de Paulo. Levando em conta uma data posterior ao ano 65 d. C., como entendo, já que falei que acredito que a carta foi escrita entre 65 e 68, Paulo poderia estar preso já durante a perseguição de Nero e a carta que ele escreveu nesse momento foi 2 Timóteo, quando ele já esperava o fim, mostrando uma disposição diferente da que encontramos em Hebreus com seu toque profundo de ensinamento.

Sem contar com um detalhe muito importante: Paulo se entendia o Apóstolos dos Gentios! Ele geralmente escrevia combatendo os costumes do judaísmo que tentavam se infiltrar no meio da pregação cristã. Ele não negava, mostrava conhecimento da Lei, mas ele geralmente se preocupava em focar na Graça. A carta aos Hebreus parece fortalecer um grupo de judeus convertidos e esses podiam seguir praticando algumas coisas da Lei, pois participavam das festas judaicas, por exemplo. Não parece um direcionamento de Paulo em especial!

Muitos desses que discordam (na minha opinião, com razão) da autoria Paulina, insistem que o autor teria sido um dos colaboradores de Paulo, como Barnabé ou Apolo. Mas com base na ideia de que estes, como pessoas que acompanharam Paulo em algum momento ou tiveram contato com ele, poderiam igualmente focar nos gentios, o autor poderia ser alguém que pregava o Evangelho aos da circuncisão, talvez mais ligado com Pedro ou outro apóstolo que trabalhou mais com os judeus! 

A especulação provou-se infrutífera, e a melhor conclusão pode ser a de Orígenes, que já no terceiro século declarava que só Deus sabe ao certo quem escreveu essa carta. Se tão mais perto dos eventos já havia dúvidas, a possibilidade maior é que a carta realmente não seja de Paulo. Acredito na possibilidade de que possa ser uma pessoa que esteve perto do apóstolo, não necessariamente um colaborador mais próximo, pois pode ter sido uma pessoa mais ligada com os judeus convertidos, mas não temos esse nome.

Além de 2 Timóteo, podemos comparar, por exemplo, Hebreus com Efésios, que deve ser uma carta mais ou menos do mesmo momento histórico, com Paulo já preso na que foi, acredita-se, a sua última prisão. Claro que fazendo essa comparação, diferente de comparar com 2 Timóteo, podemos ver Paulo com motivação mais próxima do autor de Hebreus!

Mas eu queria chamar a sua atenção para o texto da carta de Tiago, a próxima na sequência da Bíblia e no nosso "resumo", permitindo o Senhor: é uma carta mais breve, mas a forma como é desenvolvida, ainda que não idêntica, se aproxima mais de Hebreus que das cartas reconhecidas como de Paulo. E Tiago, como Pedro e outros, trabalharam na Obra do Senhor atuando mais entre os da circuncisão, entre os judeus. Todos trabalhavam com judeus e com gentios, mas alguns, como Paulo, estavam mais com os gentios (mas ele, ao menos no começo do trabalho missionário, sempre ia nas sinagogas antes de começar a pregação, como revela Atos dos Apóstolos), e outros, como Pedro, que começou o trabalho com os gentios, com Cornélio, segundo Atos dos Apóstolos, e depois retomou o trabalho na Obra mais com os da circuncisão.

Entendo que com essas informações já podemos deixar esse tema da autoria de lado nesta sequência de mensagens, mas sempre podemos ter novas informações em outros momentos, em outras mensagens, sempre permitindo o Senhor!

Seguimos na segunda-feira, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

O limite da Teologia