Resumo dos livros da Bíblia - Hebreus (4)
Um ponto importante desta epístola é a apresentação do ministério de Sumo Sacerdote do Senhor, não segundo a ordem de Aarão, mas, sim, de Melquisedeque, que não tinha antecessores nem sucessores no sacerdócio. Sendo assim, Melquisedeque era um tipo perfeito para Cristo, que recebeu o cargo de sumo sacerdote por invocação direta de Deus, e não por herança. Enquanto o sacerdote aaraônico tinha que oferecer sacrifícios continuamente por seus próprios pecados, bem como pelos pecados de outras pessoas, Cristo ofereceu de uma vez por todas a Sua própria pessoa sem pecados, como o sacrifício perfeito. Ele experimentou na carne a provação que todos os crentes conhecem, e por isso Ele é capaz de interceder compassivamente em nome de cada um.
O capítulo 11, talvez o mais citado desta Epístola em todos os tempos, enumera alguns dos grandes heróis da fé no Antigo Testamento. Os vs. 4-35 registram bênçãos maravilhosas e notáveis vitórias alcançadas através da fé, enquanto os vs. 36-38 registram aqueles que resistiram a grandes provas, sofrimento e perseguição através da fé.
Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Devemos ter em mente que mesmo que os tempos tenham mudado, a mensagem é a mesma. O convite ao arrependimento não mudou! Podemos ter novos exemplos para ajudar a entender, mas não mudamos a vontade do Senhor para fazer a nossa, pois mesmo que o tempo tenha mudado, o Senhor segue sendo o mesmo!
Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor, com um esboço de Hebreus!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário