Resumo dos livros da Bíblia - Tiago


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


O autor desta carta identifica-se somente como Tiago. O nome era bastante comum naquele tempo e o Novo Testamento enumera pelo menos cinco homens com este nome, dois dos quais eram discípulos de Jesus e um era seu irmão. A tradição atribui esta carta ao irmão do Senhor. 

Evidentemente, o escritor era bastante conhecido, dispensando maiores apresentações, e Tiago, o irmão de Jesus, logo tornou-se líder da igreja em Jerusalém, como podemos notar em Atos dos Apóstolos.

O historiador Judeu Flávio Josefo, que viveu naquela época, indica que Tiago foi apedrejado até a morte por volta de 62 d.C., então, se ele é o autor, a carta foi escrita antes dessa data. 

O conteúdo da carta sugere tanto que ela pode ter sido escrita um pouco antes do concílio da Igreja relatado em Atos dos Apóstolos 15, que se reuniu por volta de 49 d.C., como também pode muito bem ter sido redigida depois daquela decisão que, em tese, beneficiou aos gentios e era preciso reanimar aos judeus que aceitavam Jesus como Messias. 

Dessa forma, só se pode concluir que a carta provavelmente tenha sido escrita entre 48 (pouco antes do Concílio de Atos dos Apóstolos 15) e 62 d. C. (antes da morte de Tiago, assumindo a autoria do Tiago irmão de Jesus, como entendo pessoalmente, e concordando com o historiador Flávio Josefo). Não é tão simples no caso desta epístola cravar uma data e os estudiosos se dividem entre várias possibilidades com base nessa informação – entre 48 e 62  d. C..

Seguimos na segunda-feira, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

A fé vem pelo ouvir