Em oração
30 Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus,
31 para que eu seja livre dos rebeldes que estão na Judeia, e que este meu ministério em Jerusalém seja aceitável aos santos;
32 a fim de que, pela vontade de Deus, eu chegue até vós com alegria, e possa entre vós recobrar as forças.
33 E o Deus de paz seja com todos vós. Amém.
Paulo pede orações. É muito importante contar com o apoio da comunidade de fé durante a caminhada. Quer por coisas que já estamos enfrentando, quer por desafios que estão adiante de nós. Paulo pede orações para que seu ministério seja aceito entre os irmãos em Jerusalém e para que ele pudesse ir até Roma, como era seu plano. Pedia que a comunidade intercedesse para que ele pudesse cumprir com aqueles planos, mas sendo a vontade de Deus.
Muitas vezes, para demonstrar ousadia na fé, as pessoas apenas determinam o que entendem que devem fazer. Se realmente já foi revelado pelo Senhor, vai acontecer! Mas se é apenas a nossa vontade, o Senhor pode ter planos diferentes. O problema não está em fazer planos, mas em querer que eles se cumpram como preferimos. Na verdade, os planos do Senhor vão se cumprir. Assim, nossa oração deve seguir o modelo de Jesus no Getsêmani: fazer o pedido, mas deixar claro que confia no Senhor para o melhor encaminhamento!
Paulo queria ir para Roma, mas entendia que deveria passar por Jerusalém primeiro. E ele já sabia que podia enfrentar problemas ao ir para lá. Mas estava pronto para ir. Há situações que devemos, sim, evitar os problemas. Mas há outras que precisamos enfrentar. Mesmo que tomemos cuidado, façamos algo para tentar evitar o problema maior, devemos seguir em frente. No fim, sabemos que Paulo foi para Roma, porque Atos dos Apóstolos nos revela isso, mas não da forma como ele pensava: ele queria ir naturalmente depois de passar por Jerusalém e quem sabe até com ajuda para tal, e no fim, ele foi preso como forma de ajudar contra a perseguição que se levantava contra ele. A oração foi atendida! Ele chegou até Roma, mas o Senhor encaminhou de uma forma diferente que apenas por mais uma viagem missionária. E Atos dos Apóstolos revela que Paulo seguiu trabalhando na Obra durante a viagem, mesmo preso. Seguiu cumprindo o Plano do Senhor!
Assim, só em oração para saber se devemos mudar os planos, enfrentar como for ou buscar estratégias para enfrentar de outra forma, mas sempre confiando no cuidado e na direção do Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário