Resumo dos Livros da Bíblia - 1 Pedro (3)
Quando pensamos a respeito do "público-alvo" desta carta, Pedro se dirige aos cristãos que vivem em várias partes da Ásia Menor, os quais estão sofrendo rejeição no mundo devido à sua obediência a Cristo. Ele, portanto, relembra-os de que têm uma herança celeste (1.3-5). Deviam obedecer e respeitar sempre. Não apenas quando gostassem da autoridade, mas sempre. E se sofressem, que fosse por fazerem o bem e por injustiça e não por fazer algo errado! Uma recomendação que vale igualmente para nós em nossos dias!
Pedro soube das tentações daquelas pessoas e refere-se a eles como “Peregrinos da Dispersão” (1.1). É possível que gentios fizessem parte deste grupo, mas a ideia de “dispersão” nos remete aos judeus espalhados. Existe uma tradução que aponta para “estrangeiros dispersos”, e como Pedro em Atos dos Apóstolos confirma seu chamado aos gentios, ainda que trabalhe mais com judeus convertidos, e Paulo tenha se dedicado mais aos gentios, é possível que ele quisesse alcançar aos gentios também!
Entre várias exortações para a vida fiel em meio a uma sociedade ímpia e corrupta, a salvação prometida no Evangelho também está bastante lembrada em 1 Pedro. A salvação futura que aguarda os crentes na revelação de Jesus é especialmente relatada no princípio da carta (1 Pedro 1.3-13), sendo essa a esperança do cristão.
Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário