Resumo dos Livros da Bíblia - 2 João (2)


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

2 João é uma carta que apresenta preocupação entre a relação da verdade cristã com a hospitalidade estendida àqueles mestres que viajam de igreja em igreja e precisam ser recebidos. O problema é que normalmente se abusava de tal hospitalidade. Os falsos mestres, provavelmente do mesmo grupo que é tratado em 1 João, estavam confundindo a comunhão dos crentes. Portanto, João deu instruções sobre quais mestres itinerantes acolher e quais recusar. Os verdadeiros Cristãos, que podiam ser reconhecidos pela integridade de sua mensagem, são dignos de ajuda; mas os mestres heréticos, especialmente aqueles que negavam a encarnação (gnósticos daqueles dias, esses eram diferentes de outros grupos com o mesmo nome ao longo da história), devem ser rejeitados. Para isso, era necessário observar os frutos, na pregação e no testemunho.

A ideia de “anticristo” em João não se refere ao líder mundial que se acredita que será levantado para o tempo do fim. João entendia a possibilidade de mais de um “anticristo”, porque ele falava de pessoas que podiam até parecer falar algo de acordo com a revelação do Senhor, mas que no fim, estavam contra o próprio Senhor. É com esse sentido que João trata de “anticristos” em seus textos – pessoas que estavam indo contra a pregação de Jesus na prática, com interpretações estranhas ao ensinamento apostólico recebido do próprio Jesus e inspirado pelo Espírito Santo.

João estimula a “senhora eleita” (possivelmente uma mulher cristã que abrigou em sua casa uma igreja, um local de reunião de crentes) a continuar mostrando hospitalidade, mas também a adverte contra o abuso da comunhão cristã. Por toda a segunda carta, João ressalta a verdade como a base e prova da comunhão. Em especial, ele insiste em uma crença correta levando em consideração a encarnação de Cristo, e acusa aqueles que rejeitam essa realidade de terem ido além da doutrina de Cristo. Os gnósticos daqueles dias tinham uma interpretação diferente para a Encarnação do Verbo e a morte de Jesus na cruz, em resumo, tentando separar o Jesus do Cristo. Ele incita os leitores a ficarem perto de Cristo, mantendo-se fiéis na verdade, um desafio que permanece o mesmo para nós em nossos dias!

Seguimos na segunda-feira com um esboço de 2 João, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

A fé vem pelo ouvir