Resumo dos Livros da Bíblia - 3 João (2)
Enquanto em 2 João os heréticos itinerantes estavam perturbando a fé dos cristãos, na terceira carta os genuínos mestres da verdade estão fazendo a mensagem avançar. Na carta anterior, João proibiu a hospitalidade para os falsos mestres, ainda que recomende para os sérios na pregação do Evangelho. Nesta carta, ele estimula a hospitalidade, mas não sem descuidar de um exemplo complicado: Diótrefes, uma pessoa dominante em uma das igrejas, que se opôs à autoridade de João. Além disso, ele recusou hospitalidade aos missionários viajantes e proibiu os outros de recebê-los. João escreveu para estimular Gaio em sua generosidade e para repreender Diótrefes por sua conduta nada caridosa.
Muitas vezes, as pessoas recomendam que “é melhor ter paz do que ter razão”. Em casos assim, as pessoas geralmente recomendam o silêncio em determinadas situações complicadas. Não nego que há momentos que podemos preferir isso e se buscarmos no Senhor, saberemos quando é momento de fazer como Jesus fez e “continuar escrevendo no chão” enquanto as pessoas esperam uma reação. Mas... e é importante este “mas” ... Nem sempre é para fazer assim! João nos mostra isso ao fazer o comentário sobre Diótrefes. Paulo fez muito isso em suas cartas.
Mesmo naquela situação que Jesus ficou escrevendo no chão enquanto esperavam uma reação Dele, chegou o momento que Jesus falou o que precisava. Não podemos nos calar diante de erros ou de exemplos errados! A menos que o Espírito Santo nos mande calar em algum momento para agir na melhor hora, do melhor jeito! De qualquer forma, se o Espírito não nos mandar calar por um momento (e geralmente será por um momento, vai chegar a hora de falar a vontade do Senhor), já devemos deixar o Espírito Santo nos direcionar sobre o que devemos falar. A paz que buscamos é com o Senhor e precisamos ser luz diante das trevas do mundo. Se nos calamos “em busca de paz”, estamos nas trevas junto e essa não é uma boa opção. Tomamos cuidado para não fazer por nossa própria vontade, antes, buscamos sempre no Senhor e agimos para iluminar e salgar!
Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário