Resumo dos Livros da Bíblia - Apocalipse (2)
Há quem veja apenas os símbolos no Apocalipse. Nesse caso, essa linguagem simbólica queria apenas comunicar alguma coisa para os leitores da época. Era algo apenas para o próprio tempo, como uma "mensagem criptografada", codificada, que apenas quem tinha conhecimento dos símbolos ou tinha a ferramenta adequada para a interpretação poderia entender o que o texto queria dizer.
Há quem veja apenas profecia e aguarda completamente o cumprimento, até de forma o mais literal possível.
E há quem mescle as duas ideias, pensando o Apocalipse como um livro tanto para seus dias, com mensagens cifradas, como para falar do futuro. Não seria uma novidade entre os textos da Bíblia: os profetas fazem isso o tempo todo - tanto falam de coisas para os dias que eles viviam, de coisas para dias seguintes e de coisas que ainda esperamos o cumprimento em nossos dias. Pessoalmente, levando em conta a revelação do livro do Apocalipse, eu fico com esse entendimento, pois quando a revelação acontece, o profeta não tem como fixar o tempo, a menos que seja revelado com todas as letras. A revelação do Senhor se dá com base no "tempo de Deus", que é completamente diferente do nosso, e o apóstolo Pedro fala sobre isso na sua segunda carta em 3.8.
Alguns acham difícil ler e entender o Apocalipse. Segundo o versículo 3 do capítulo 1, é bem-aventurado, feliz, quem lê ou ao menos ouve as palavras da profecia do livro em questão! Só ouvir o que lá está escrito já faz com que a pessoa seja bem-aventurada! Assim, não deixe que nada nem ninguém tire de você a sua porção de bem-aventurança, de felicidade!
Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários
Postar um comentário