Resumo dos Livros da Bíblia - Apocalipse (16)


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Depois da derrota final de Satanás, a profecia fala de um Trono Branco. Quando as pessoas dizem que "todos os caminhos levam a Deus" eu digo que concordo! Exatamente por conta desse texto de Apocalipse. Porque não importa o caminho que você siga, você vai se encontrar com Deus. Quer seja na ressurreição, quer seja no arrebatamento, quer seja diante do Trono Branco. Porque o texto diz que os mortos passaram por ali. Qualquer caminho te leva para se encontrar com Deus, mas para passar a eternidade com Ele, Jesus é O caminho! Diante do Trono Branco, o seu nome pode não estar no livro da vida e aí, o texto diz o que acontece.

Esse é momento de julgamento. Quem está em Cristo não passa por esse momento, porque está com o Senhor pelo novo e vivo caminho. O caminho: Jesus! Mas o texto diz que os livros são abertos e há julgamento com base no que está nos livros.

Acredito que não há muito para se falar a respeito desse momento, ainda que ele seja importante no pensamento escatológico. Primeiro, ele confirma o que as pessoas dizem: todos os caminhos levam até Deus, mas para passar a eternidade com Ele, Jesus é O Caminho. 

Além disso, preciso salientar uma coisa que muitas pessoas entendem como óbvia nesse texto, mas eu não entendo tão óbvia assim:

Há quem pense que ao chegar nesse momento de julgamento, tudo o que resta é a condenação. Muitas pessoas entendem que nesse momento é apenas para confirmar a sentença condenatória. Mas o texto diz que o julgamento acontece de acordo com as obras que constam dos livros. Lembrando de Romanos 2.15, podemos entender que as pessoas podem ter atitudes de acordo com algo que o Senhor permite o entendimento. Penso que isso será julgado nesse momento. Os livros vão mostrar como a pessoa agiu diante da vida.

Mas não acho óbvio que seja apenas para condenação, ou o texto não diria que quem não foi achado no livro da vida foi condenado. O texto já diria que todos foram condenados! Mas não é isso que leio. O que me faz pensar que, ainda que seja complicado, podemos ter surpresas nesse momento. É algo sério e complicado mesmo. Em Jesus temos isso por Graça e não acho que seja adequado correr tanto risco assim. Mas pelo texto, podemos ter algum encaminhamento diferente do que se define como único: não vejo a possibilidade apenas de condenação aqui. Porque quem não for achado no livro da vida será lançado no lago de fogo. Dá para entender que há quem é achado no livro, ou esse é um livro em branco! Ou ainda, como já disse, seria dito que todos foram lançados. Não é o que o texto diz.

Muito melhor é confiar nos méritos de Jesus!

O cumprimento da profecia é real. Logo irá acontecer. Precisamos conhecer e anunciar a verdade. Devemos, é claro, tomar cuidado com o que anunciamos. Muitos acabam falando além do que o texto diz, o que está errado. Outros, nem sabem bem o que o texto diz e se calam, o que também está errado. Assim, devemos estudar, comentar, falar, orar a respeito e cuidadosamente buscar o entendimento das coisas da Bíblia. Maranata!

Seguimos na próxima mensagem com um esboço do Apocalipse, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

A fé vem pelo ouvir