Resumo dos livros da Bíblia - Malaquias


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Malaquias significa algo como "meu mensageiro", "meu anjo" ou ainda "mensageiro do Senhor", o que faz muitos estudiosos pensarem que não existiu um personagem com esse nome, e sua mensagem poderia ser apenas uma revelação dada por um anjo. Já o Targum aramaico sugere que Malaquias é na verdade um pseudônimo para Esdras. Há ainda a possibilidades de ser a mensagem de um judeu anônimo, que não registrou seu nome e fez o anúncio com um pseudônimo, mas a ideia dele era mesmo registrar que era uma mensagem da parte do Senhor ao povo. Claro que podemos ter um profeta com esse nome sem problemas. São várias as possibilidades entendidas entre os estudiosos e nenhuma ganha mais força que a outra, por isso, registro as que tenho conhecimento.

Mesmo com a ausência de informações pessoais, algumas tradições rabínicas antigas sugerem que Malaquias (ou outra pessoa com outro nome, mas que usou esse nome) provavelmente fosse da tribo de Zebulom. Igualmente, há tradições que sugerem que ele seria um levita, considerando o zelo com o culto a Deus que o profeta demonstra em seu livro.

O fato é que o Senhor chamou alguém para apresentar a mensagem e pode ser até mesmo alguém que tenha como nome Malaquias, claro!

O período da mensagem não é discutido: está situada depois do exílio, acredita-se que em algum momento entre 458 e 433 a.C., mas não há certeza a esse respeito também! Ainda retomamos sobre a data da profecia, permitindo o Senhor.

Seguimos na sexta-feira, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

O limite da Teologia