Resumo dos livros da Bíblia - Tito (2)


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Pelas citações de Paulo a respeito de Tito, podemos entender que ele era um exemplo importante para os primeiros cristãos, decidido em suas ações e trabalhava com alegria na Obra do Senhor!

Tito é reconhecido principalmente por conta da epístola que Paulo endereçou para ele. Seria um gentio que se tornou cristão, sendo de origem grega. Sua conversão, acredita-se, se torna realidade a partir da pregação de Paulo (Tito 1.4). E a tradição define que ele teria sido bispo em Creta, mas sem confirmações desse episcopado, ainda que a própria Bíblia confirme que ele esteve por lá (Tito 1.5). Além disso, há quem tente argumentar que Tito seria Timóteo, mas em 2 Timóteo 4.10 lemos que Tito estava na Dalmácia, confirmando que eram pessoas diferentes.

Ele era um apoiador de Paulo. Havia muita confiança entre eles e Paulo tinha dado uma tarefa para Tito: estabelecer pessoas em algumas igrejas para orientar adequadamente o povo. Muitos pregadores itinerantes eram recebidos e nem todos falavam todas as coisas de acordo com o ensinamento do Evangelho. Ou misturavam com coisas do judaísmo ou com coisas do paganismo. Quem sabe com os dois! E, no fim, surgia algo “novo”, uma nova heresia, mas que podia ter alguma fundamentação porque o ponto de partida era a mistura com algum ensinamento correto. A famosa “doutrina de Balaão”, que mistura tudo, parece fazer o certo em algum momento, mas no fim segue apenas pelo caminho do erro.

Todas as pessoas que seguem o cristianismo deviam se apresentar como exemplo com testemunho cristão na visão de Paulo. Muito mais os que fossem liderar o povo! Mas não apenas esses. É fato que a difamação pode acontecer, mesmo com bom testemunho e as pessoas podem, sim, acreditar em mentiras! Mas que seja assim, que acreditem em mentiras, e não que tenham razão com base no nosso testemunho errado! Que vivamos de tal forma que as pessoas, se quiserem falar algo ruim de nós, tenham mesmo que mentir e não ter razão no que falam.

Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor, com um esboço de Tito!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

O limite da Teologia