Resumo dos livros da Bíblia - Tito


Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Tito acompanhou Paulo em muitos momentos e teve papel de destaque no início do cristianismo, sendo citado em 2 Coríntios (em vários versículos), Gálatas (2.1-2), 2 Timóteo (4.10) e, claro, na epístola a ele endereçada. Todas essas citações mostram que Tito era atuante na Obra do Senhor, apoiando Paulo em muitos momentos e era reconhecido por muitos em seu tempo.

Apesar de não encontrarmos indicações em outra parte da Bíblia, vemos por Tito 1.5 que Paulo e Tito estiveram em Creta. Essa viagem provavelmente aconteceu em algum momento durante 61-63 d. C., antes de Paulo ser preso novamente quando das perseguições do tempo de Nero, possivelmente em 64 d. C.. Como tinha pouco tempo (a qualquer momento poderia ser preso novamente), Paulo deixou Tito em Creta para cuidar de novas igrejas. Então, o apóstolo partiu para outras áreas de trabalho. É mais provável que em algum momento a caminho de Nicópolis, na Grécia (3.12), Paulo tenha escrito esta carta para Tito.

Paulo adverte algo em seus dias que vale igualmente para os nossos: precisamos tomar cuidado com os que parecem sérios na pregação, mas na verdade não são. Ou até são sérios, como eram muitos da circuncisão citados no texto, mas estão errados em sua forma de ver as coisas. Logo, não são sérios com o Senhor, ainda que tenham aparência de tal seriedade. Os frutos devem ser observados, porque Jesus e as cartas no Novo Testamento recomendam esse cuidado. Como fazer isso sem julgamento? Com seriedade, confrontando com a Palavra e não com a nossa vontade, vendo os frutos e com sinceridade, sem motivações pessoais ou mesquinhas! Um desafio e tanto, mas com a direção do Espírito Santo, conseguimos!

Seguimos na próxima mensagem, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé e Obras

Salvação dos gentios

A fé vem pelo ouvir